Uniamericas

Aluno Online

Notícia | 25 de (ENG) May de (ENG) 2015

A Família, a Escola e a Formação da Cidadania

A FAMÍLIA, A ESCOLA E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA

Erika Bataglia da Costa[1]

 

            A escola tem um papel muito importante na sociedade. O seu objetivo é orientar o processo de desenvolvimento cognitivo das crianças até a fase adulta. A escola representa um lugar em que, na maioria das vezes, pela primeira vez a criança tem a possibilidade de interação com outras pessoas além de seu grupo familiar, mas ela não é a única, nem a mais importante, instituição de educação. A família corresponde à instituição base, enquanto a escola possui uma função de apoio à educação e formação da criança como um ser social. Nesse sentido observa-se que a escola propicia a socialização da criança, mas é a família que possui a função e responsabilidade principal pela educação e desenvolvimento dos filhos.

            Szymanski (2001, p.90) ensina que “a escola tem um papel preponderante na constituição do sujeito, tanto do ponto de vista de seu desenvolvimento pessoal e emocional, quanto da constituição da identidade, além de sua inscrição futura na sociedade”. Pode-se afirmar que a socialização é um processo que envolve interações entre a criança a ser socializada e o meio que a envolve. Este momento inicia-se na escola e deve prolongar-se ao longo de toda a vida.

            A verificação da influência da família na aprendizagem da criança se torna essencial para o desenvolvimento educacional e social do educando. É necessário verificar até que ponto a influência da família pode determinar e assegurar uma formação adequada, bem como os princípios geradores de uma boa conduta, tendo em vista perceber o valor da interação família-escola e estimular mudanças e hábitos comportamentais na educação familiar. Sabendo-se que a educação é um processo contínuo e inacabado que se desenvolve no ambiente familiar e social, mas infelizmente muitos pais e cuidadores não percebem essa importância.  

            Na atualidade, mais que em qualquer outra época, a família está relegando à escola a responsabilidade pela educação de seus filhos, mas fica claro que somente a integração efetiva entre família e escola será capaz de formar indivíduos mais autônomos e cidadãos mais críticos, algo fundamental se pretendermos evoluir enquanto sociedade. Quando a família falha no seu papel primeiro de formação, automaticamente se forma uma escola com todo o corpo docente sobrecarregado, e por vezes incapacitado de reparar o dano acarretado por tal omissão familiar, o que reforça a necessidade de uma reflexão apurada sobre com a família e a escola devem se unir para a formação de cidadãos autônomos, críticos e responsáveis em nosso país.

 

REFERÊNCIAS

MARTURANO, E.M. (1997). A criança, o insucesso escolar precoce e a família: condições de resiliência e vulnerabilidade. Em E.M. Marturano, S.R. Loureiro & A.W. Zuardi (Orgs.), Estudos em Saúde Mental - 1997 (pp. 130-149). Ribeirão Preto: Comissão de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP/USP.

FERNANDEZ, Alícia. A inteligência aprisionada – abordagem clinica da criança em sua família. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

FONSECA, Neumar Gianotti. A influência da família na aprendizagem da criança. 1999. Projeto de Pesquisa. CENTRO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA, São Paulo. 1999.

JOLIBERT, Joselt e colaboradores. Formando crianças leitoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PILEETTI, Nelson. Psicologia educacional. São Paulo, Ática, 1994, p.12-61.   

SZYMANSKI, Heloisa. A relação família/escola: desafios e perspectivas. Brasília: Plano, 2001.

VISCA, Jorge. Clinica psicopedagogia: epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.


[1] Doutoranda em Ciências da Educação, Graduanda em Pedagogia, Mestre em Filosofia com habilitação em História, Psicopedagoga com formação em Psicanlálise, Professora de Graduação e Pós-graduação em diversos cursos, é tutora e orientadora em educação à distância e atua em Gestão de Instituição de Ensino Superior. erikabataglia@hotmail.com.

Voltar

Unidade Fortaleza - Av. Dom Luís 300 | Piso L2 Shopping Avenida - Secretaria: Loja 215 | (85) 3433-5476 |