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Notícia | 29 de (ENG) June de (ENG) 2015

HIIT - High Intensity Interval Training

HIIT - High Intensity Interval Training

O que é HIIT? 

HIIT significa High Intensity Interval Training. Simplificando, é o exercício dividido em ciclos repetidos de exercício de alta intensidade (por exemplo, 30 segundos de sprint) terminado com curtos períodos de recuperação (por exemplo, 30 segundos a pé). Estes conjuntos curtos de exercício explosivo são repetidos apenas um pequeno número de vezes, o que significa sessões muito curtas, 18-30 minutos. Uma sessão HIIT 20 minutos poderia potencialmente substituir uma corrida de 60 minutos. Certamente isso é fantástico!

Então, por que fazer HIIT?

HIIT não é apenas uma opção de exercício rápido, é absolutamente excelente para a sua saúde. Os estudos sobre os efeitos de HIIT não se restringem à melhoria dos níveis de aptidão em esportes profissionais.

Estudos mostram que HIIT melhora o sistema cardiovascular, fortalecendo o coração como um músculo e reduzindo o número de batidas que leva em repouso (uma coisa boa);

HIIT queima de gordura corporal até nove vezes mais rápido, mesmo durante períodos de descanso. A gordura corporal coloca uma enorme pressão sobre o coração e aumenta o risco de ataque cardíaco;

Ele melhora a capacidade pulmonar, isso fará com que o exercício seja muito mais gerenciável ao longo do tempo;

Ele economiza tempo. Estudos descobriram que 2,5 horas de treinamento de corrida HIIT produziu alterações musculares similares a 10,5 horas de treinamento de resistência;

Ele aumenta o seu metabolismo para até 24 horas;

Ele não reduz a massa muscular: HIIT utiliza combustível armazenado, como gordura no corpo;

Ele reduz o risco de diabetes: estudos sugerem que isso é devido ao seu efeito sobre os níveis de sensibilidade à insulina e de açúcar no sangue;

Ele retarda o processo de envelhecimento: estimula a produção de hormônio do crescimento humano por até 450%.

É para qualquer um?

O HIIT pode ser adaptado para a maioria das pessoas. Lembre-se: o exercício não se baseia em um conjunto de velocidade ou o número de repetições, a sua base está no seu esforço. Você simplesmente ajusta a carga de esforço adequada. Não importa o quão é seu nível atual de fitness, você vai ficar ótimo! No entanto, se você sofre de quaisquer condições de saúde, especialmente doenças cardíacas, você terá que falar com o seu médico primeiro para verificar se é seguro fazê-lo.

Como praticar?

Certamente você necessita de uma orientação inicial de um profissional de educação física que tenha conhecimento sólido da técnica.

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A UNIAMERICAS oferece o Curso de Extensão HIIT - High Intensity Interval Training, com certificação, ministrado pelo Prof. Fabiano Amorim, Doutor em Ciência do Exercício pela University of New Mexico, EUA.

O curso acontecerá nos dias 18 e 19 de julho, com aula teórica e prática. Informe-se. As vagas são limitadas! (85)3433-5476 www.uniamericas.com.br

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Prof. Doutor Fabiano Amorim 

 Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Treinamento Esportivo pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ciência do Exercício pela University of New Mexico, EUA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício físico, calor, termorregulação, resistência a insulina, obesidade e proteínas de estresse térmico (HSP). Foi técnico de natação do Centro Esportivo Mattioli, CEM, Brasil. Foi fisiologista do Clube Atlético Mineiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Diamantina, Minas Gerais.

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