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Notícia | 23 de (ENG) July de (ENG) 2015

#GestãoEscolar: Como usar as fichas de matrícula em benefício da escola

Não é apenas uma formalidade. As fichas de matrícula, quando aplicadas e preenchidas corretamente, podem ajudar a escola a identificar problemas e antecipar-se nas resoluções. Quer saber como? Confira!

Os dados pessoais do aluno, que devem abranger sexo, nascimento, naturalidade, cor/raça/etnia, são fundamentais para o levantamento da diversidade cultural presente na escola e servem de apoio para o desenvolvimento de ações específicas e integrativas para cada nicho de alunos.

A solicitação da certidão de nascimento é imprescindível para verificar se o aluno possui o documento. Caso contrário, é fundamental que os pais sejam orientados a fazer o registro em cartório.

Os dados de endereço e telefone, tanto dos pais como um contato extra de emergência, além de serem necessários para os eventuais casos de urgência médica, servem como apoio para os contatos frequentes nos casos de faltas, atrasos ou evasões. É de responsabilidade da escola investigar as causas e tentar revertê-las.

Uma informação que jamais pode faltar na ficha de matrículas é a presença de algum tipo de deficiência física. O planejamento da escola deve contemplar as diferenças físicas da mesma forma que as culturais. Caso a escola não esteja preparada para receber o aluno, é necessário recorrer à Secretaria de Educação para procurar apoio educacional especializado.

A fim de oferecer estrutura e segurança nos horários de entrada e saída dos alunos na escola, é preciso que todos informem de que forma vão às aulas: a pé, de transporte público ou escolar, de carro, e quem é o responsável pelo acompanhamento. Também cabe avaliar qual é a distância percorrida por cada aluno, pois essa informação ajuda a planejar a distribuição dos lanches e as atividades do dia.

No que diz respeito aos dados da família, é fundamental, entre outras coisas, o levantamento do grau de instrução, religião e profissão dos pais ou responsáveis, a fim de estabelecer as estratégias de comunicação com cada uma das famílias, horários de reuniões, participações em eventos etc.

Já que o assunto é a participações em eventos, não se deve deixar de fora a informação de com quem o aluno mora. Isso ajudará a organizar o calendário de festas de acordo com a realidade da maioria dos alunos. Não faz sentido, por exemplo, realizar uma festa de Dia dos Pais se muitos alunos não contam com uma presença paterna efetiva.

Informações como renda familiar, quantidade de cômodos na residência, quantos membros da família trabalham e quantos vivem na mesma casa ajudam a identificar se o aluno tem estrutura necessária, além do apoio de um adulto, para realizar as atividades escolares. Caso contrário, é de responsabilidade da escolha providenciar local, material e profissionais para esse acompanhamento.

É de responsabilidade da escola informar ao Governo Federal a frequência dos alunos que recebem benefício do bolsa família, então essa é outra informação que não pode faltar, juntamente com o Número de Inscrição Social (NIS).

Os dados de escolaridade do aluno são algumas das informações mais importantes de toda a ficha, uma vez que orientam as possíveis distorções de idade/série, se é necessário um acompanhamento extra ou correção de fluxo escolar.  

Por fim, não se deve deixar de lado as atividades extraescolares do aluno. É importantíssimo acompanhar o dia a dia de cada um por inteiro e sugerir atividades que complementem a vida escolar e ampliem as opções de aprendizado e diversão.

E o mais importante: todas essas informações devem ser tabeladas, categorizadas e transformadas em gráficos e instrumentos de pesquisa sempre que for necessário iniciar um novo planejamento de atividades da escola.

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