Uniamericas

Aluno Online

Notícia | 05 de (ENG) August de (ENG) 2015

Controle de endemias: tudo o que você precisa saber sobre o Zika Vírus

Rapidamente popularizada, a febre do Zika Vírus é uma doença viral aguda transmitida principalmente pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito transmissor da dengue. A doença é caracterizada por febre intermitente, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, erupções cultâneas acompanhadas de coceira, entre outros. Normalmente, os sintomas desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.



Não existe tratamento específico, além do controle da febre e da dor, e também não há vacina preventiva. A melhor forma de prevenir a doença é reduzindo a densidade vetorial, ou seja: eliminando os focos de mosquitos, impossibilitando o acúmulo de água em qualquer tipo de depósito a fim de impedir o acesso das fêmeas grávidas e, ainda, fazendo uso de repelentes. Dessa forma, as comunidades devem se basear nas medidas preventivas de transmissão de dengue para conter também o aumento de casos da febre do Zika vírus. Se um foco de mosquito for detectado e os moradores não puderem eliminá-lo, é possível acionar a Secretaria Municipal de Saúde, que atuará por meio dos Agentes de Combate a Endemias.

Ao perceber os primeiros sintomas, que são semelhantes aos das demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, doente deverá procurar orientação do serviço de saúde mais próximo antes de tomar qualquer medicação.

__________________________


Não esqueça! A UNIAMERICAS está com matrículas abertas para o curso de especialização em Vigilância e Controle de Zoonoses e Doenças Endêmicas de Transmissão Vetorial, uma das únicas do país nessa área, com abordagem teórica e aulas práticas em laboratório de Entomologia e Manejo de Inseticidas, conforme diretrizes do SUS. Inscreva-se agora mesmo e aproveite as facilidades de matrícula: http://uniamericas.com.br/Especializacao-em-Vigilancia-e-Controle-de-Zoonoses-e-Doencas-Endemicas-de-Transmissao-Vetorial

Voltar

Unidade Fortaleza - Av. Dom Luís 300 | Piso L2 Shopping Avenida - Secretaria: Loja 215 | (85) 3433-5476 |